Saiba o que pensam as pessoas que não acreditam na “conquista da Lua”

O homem esteve na Lua em 12 ocasiões diferentes. Entretanto, algumas pessoas ainda não acreditam nisso

Embora já tenham se passado cinquenta anos desde que Neil Armstrong (1930-2012) pisou na lua pela primeira vez, ainda existem pessoas que não acreditam na conquista do astronauta. O “pequeno passo para o homem, grande passo para a humanidade” ainda parece algo questionável, ainda que ele tenha se repetido outras 11 vezes.

Existem diversas teorias da conspiração nesse sentido. Algumas chegam a possuir até mesmo alta complexidade. Todas elas estão disponíveis na internet e, devido a facilidade de difusão de informações atual e ao advento das fake news, essas teorias da conspiração parecem se multiplicar.

De acordo com o físico e engenheiro brasileiro Ivar Gontijo, que atual como cientista da Nasa, é contraprodutivo procurar rebater uma teoria da conspiração criando outra. Dessa forma, Gontijo considera que a melhor maneira de lidar com as dúvidas é voltar ao início e ver como a corrida especial efetivamente aconteceu.

Gontijo também apontou que algumas dúvidas apresentadas pelas pessoas nesse sentido são legítimas. Entretanto, quando o assunto é buscado na internet, elas acabam encontrando ainda mais teorias da conspiração e se confundindo ainda mais.

Devido a esses fatores, em diversas ocasiões foram conduzidas pesquisas de opinião a respeito das missões Apollo. Foi possível perceber através de uma dessas pesquisa que o nível de descrença nas missões oscila entre 6% e 57%. Esse levantamento foi realizado ainda em 2018, pelo VTsIOM, o instituto nacional de pesquisas de opinião da Rússia.

Escrito por Pedro Machado

Apaixonado por marketing digital, colunista em diversos sites e páginas do facebook. Trabalhando como redator autônomo há mais de 5 anos. Contato: [email protected]