Salva-vidas ou Guarda-Vidas é um profissional que recebeu um treinamento específico para evitar afogamentos e trazer segurança para os frequentadores de praias, rios ou piscinas.
A profissão surgiu no século XX, e a Inglaterra foi um dos primeiros países a desenvolver o serviço de Salva-Vidas, deixando os banhistas mais tranquilos por ter alguém treinado por perto caso aconteça algum imprevisto.
O salva- vidas geralmente estão presentes em praias mais frequentadas e estão sempre preparados para pronto atendimento aos banhistas ou para avisar dos riscos provocados por águas-vivas, tubarões ou outros perigos que possam acabar estragando o passeio dos banhistas.
Para se tornar um Salva-vidas, é necessário que o candidato tenha concluído o ensino fundamental, esteja em dia com suas obrigações eleitorais, não ter nenhum tipo de problema com a justiça, idade mínima de dezoito anos e no máximo trinta e cinco anos de idade, além de passar por um rigoroso processo seletivo.
Os candidatos que passam no processo seletivo são contratados sob o regime jurídico estatutário, e geralmente são contratados nos meses de janeiro, fevereiro e março, podendo o período ser prorrogado ou reduzido conforme as necessidades que a atividade exija.
É preciso estar em boa forma física, ter boa força muscular, capacidade pulmonar boa, paciência, determinação; habilidade com esportes, capacidade de concentração e de trabalhar em equipe, capacidade de transpor barreiras; ser disciplinado, veloz e completamente responsável.
Na internet aconteceu um fato interessante envolvendo uma salva-vidas, a jovem fez uma seção de fotos, não se sabe se ela realmente era uma salva-vidas ou alguém somente vestida para as fotos, mas no momento que as fotos eram feitas alguém se afogava ao fundo e isso causou grande polêmica entre os usuários do Twitter, que ficaram revoltados com o homem se afogando enquanto a jovem sensualizava nas fotos.
Nas fotos ela posou com um biquíni vermelho e disse salva-vidas em serviço.
Os seguidores da jovem admiram a sua beleza, mas depois de ver o que acontecia ao fundo da foto, caíram em cima da jovem com comentários ridicularizando a moça pela falta de bom sendo de tirar uma foto enquanto alguém se afogava bem perto dali. Veja algum dos comentários.
“Acredito que essa pessoa precisava de sua ajuda
“Você está fazendo um bom trabalho”, ironizou @gorillaz_dayz.
A jovem resolveu não responder aos comentários.