Nessa quinta-feira (30), o secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, chegou a afirmar que durante o mês de maio um colpso do sistema de saúde deve acontecer devido ao novo coronavírus. Entretanto, Santos destacou que não estava falando somente sobre o RJ na ocasião, mas sim sobre todo o Brasil.
De acordo com o secretário de Saúde, nas próximas três ou quatro semanas todo o Brasil deve passar pelo colapso em questão, que será semelhante ao que a Itália, os Estados Unidos e a Espanha já viveram. Ainda segundo Edmar Santos, “a conta não vai fechar”. O secretário de Saúde do Rio de Janeiro explicou que a demanda de leitos no estado será grande e não haverá forma de supri-la.
Durante uma entrevista concedida ao jornal Bom Dia Rio, Santos chegou a afirmar que o isolamento social deve ser mais profundo, de modo que a evolução dos casos de coronavírus no Rio de Janeiro possa ser freada. De acordo com o secretário, quando se considera a subnotificação dos casos, é possível inferir que o RJ já tenha mais de 150 mil infectados pelo vírus.
Também durante a entrevista citada, Edmar Santos destacou que esse número é 15 ou 20 vezes maior do que os dados oficiais, segundos os quais o estado possui quase 9 mil casos de Covid-19. Segundo o secretário de Saúde, com essa quantidade de infectados, o mundo já provou que 30% das pessoas chega a precisar de leitos hospitalares, o que totalizaria 21 mil no caso do Rio de Janeiro, sendo que 7 mil desses casos precisarão de leitos em UTIS.
Em tom pessimista, Edmar Santos afirmou que a Itália e a Espanha não conseguiram suprir demandas similares.
Não esqueça de deixar o seu comentário. Ele é de grande importância para toda a nossa equipe e sempre contribui para o diálogo de temas com maior relevância para nossos leitores.
Via: g1.globo.com