Sem saber que estava grávida, jovem dá à luz em SP:” nascimento é algo muito positivo em um momento como esse de pandemia”

Em meio de pandemia, ainda bem que existem sempre grandes desafios, e surpresas.

Stephanny Ribeiro de 19 anos, deu à luz com ajuda do Samu, sem saber que estaria grávida. A jovem mora em Santos, só descobriu que estaria grávida do segundo filho, quando a sua bolsa. De imediato ela chamou o Samu, e deu à luz no próprio quarto, com ajuda dos profissionais de socorro.

Ela  conta, que durante o tempo de gravidez, não teve qualquer sintoma que levasse a crer que estaria grávida. Apenas soube na manha de 24 de abril, quando ela deu inicio a fortes contrações e, minutos depois notou que estava escorrendo um líquido pelas pernas.

PUBLICIDADE

“Foi ao que estourou a minha bolsa, e eu soube que estava grávida.Foi então nesse momento que pedi para o meu esposo para chamar o Samu.A surpresa foi enorme”, conta.

Glauco Zacharias, técnico de enfermagem de 39 anos, conta que ela foi atendida pelo Samu por volta das 10h do último domingo. Ele que trabalha na “motolândia”, do servido, onde o se desloca de moto para chegar mais rápido ainda nas ocorrências. “Quando ele se aproximou desse chamado de trabalho de parto em andamento, eu já estava bem perto da zona que é perto da minha base”, relembra.

PUBLICIDADE

Ao chegar na morada, o profissional confirma que já encontrou a jovem com muita dor.”Quando eu lá cheguei, já fui observar todos os sinais vitais dela, para me certificar que estaria tudo conforme os parâmetros estáveis”, conta.

Passado uns minutos, chegou a viatura do Samu, com todos os profissionais de enfermagem. “Uma delas examinou a jovem, assim que tirou o shorts dela, o menino nasceu e procedemos a todo o processo de parto”.

Depois de todo o processo, ele segurou o bebê no colo e as restantes profissionais, cuidaram da mãe. Após isso, a equipa colocou ela e o bebê na ambulância e transportou até ao hospital. “Os cuidados estão seguindo todas as normas com os pacientes, porque a gente nunca sabe quem esta contaminado ou não, então temos que tratar muito bem os pacientes, como eles fossem transmissores da doença”, relata.

“Foi emocionante, porque nós profissionais de saúde, temos assistido a muitas coisas tristes ultimamente, então acabamos por estar desgastados. Fazer parte dessa situação, só ajudou a renovar as energias. Foi lindo demais, maravilhoso.

Fiquei muito surpreendido porque ela apenas descobriu que estava grávida ali, naquele momento.E por isso fiquei ainda mais mexido porque me recordei da minha filha, Estou afastada dela, devido a essa onda do vírus. É uma forma de prevenir, porque faco parte da área de saúde”.

A jovem mãe, conta que não chegou a preparar o pré-natal,a equipa médica ainda está a fazer uma avaliação de quanto tempo o Arthur nasceu. Segundo as informações, mãe e filho estão bem, e terão alta no dia de hoje, segunda-feira.

“Neste momento as lojas estão fechadas, não tínhamos nada para ele, e tivemos que realizar as compras via online. Além da minha família estar assustada no inicio, agora estamos felizes babando pelas videochamadas.

Sem duvida, o nascimento é algo muito positivo, em meio de pandemia, onde vemos tantas pessoas morrendo. Somos gratos a todos os profissionais do Samu, por tudo”, conta a mãe do pequeno.

 

 

 

 

Escrito por Carla Sofia

Sou especialista em Receitas, dicas e saúde! Gosto sempre de estar atualizada de novas receitas e formas medicinais!