Será que a transmissão do novo coronavírus também ocorre pelo pernilongo? Seria possível se infectar durante uma relação sexual? O médico infectologista Jean Gorinchteyn responde a essas duvidas mais freqüentes que aparecem tanto nas redes sociais quanto nos hospitais por pessoas saudáveis e por aqueles que contraíram a doença mas não apresentam sintomas.
O covid-19 pode ser transmitido pelo pernilongo? Na verdade isso e um mito. O coronavírus é um vírus respiratório, então a forma de transmissão é pelas gotículas da tosse, espirros, gotículas de saliva, e através dos contatos das mãos.
Sua transmissão hoje no país ocorre de forma comunitária, e que não se sabem de onde vem o foco da nova doença. O que dizem sobre o pernilongo ter secreções, enzimas, que picando uma pessoa transmite o vírus é um mito.
Caso uma pessoa infectada coloque a mão sobre um recipiente de álcool em gel, teria a possibilidade dela contaminar o conteúdo? Também é um mito, pois quando uma pessoa tem contato com o álcool em gel, o mesmo age instantaneamente destruindo o vírus que tiver nas mãos da pessoa. O conteúdo inteiro não fica contaminado.
Relação sexual transmite coronavírus? Se as pessoas considerarem o beijo como uma parte do sexo sim, então haverá a contaminação, pois a transmissão se da pela saliva.
Porem, a transmissão do covid-19 pelo esperma é algo que ainda não foi documentado, ainda estão realizando os estudos sobre o novo vírus e a sua forma de contagio. É sempre importante relembra que o contato interpessoal é algo que favorece a contaminação dos indivíduos.
Por isso os países estão adotando o isolamento como uma medida preventiva, para que as pessoas não possam ter contato e transmitir a doença umas as outras.
Apesar de serem registrados recordes de óbitos, isso se deu devido a demora do isolamento ser executado.