Temporal provoca caos em São Paulo, deixa rastro de destruição, vítima fatal e milhares de pessoas sem energia elétrica; vídeos

Mais de 300 árvores foram derrubadas.

ANÚNCIOS

Um forte temporal atingiu a cidade de São Paulo na tarde de quarta-feira, resultando na queda de 330 árvores e causando diversos transtornos. A Zona Oeste foi a mais afetada, com registros de ventos de até 60 km/h, deixando um rastro de destruição.

De acordo com a concessionária responsável pelo fornecimento de energia, mais de 74 mil imóveis ainda estavam sem eletricidade na manhã desta quinta-feira, enquanto 173 mil clientes chegaram a ficar no escuro após a tempestade.

VÍDEO Nº 1

ANÚNCIOS

O impacto das chuvas levou a cidade a entrar em estado de atenção para alagamentos, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas. As consequências foram sentidas em diversas áreas, com queda de árvores sobre vias públicas, veículos e fiação elétrica.

Um dos incidentes mais graves ocorreu na Avenida Senador Queirós, no Centro, onde um taxista de 43 anos perdeu a vida após uma árvore cair sobre seu carro enquanto transportava dois passageiros chineses. O momento do acidente foi registrado por câmeras de segurança, evidenciando a força dos ventos.

Além disso, a tempestade provocou ferimentos em outras pessoas. Na Rua Artur de Azevedo, em Pinheiros, uma árvore atingiu dois veículos, deixando três feridos.

ANÚNCIOS

VÍDEO Nº 2

Ainda na mesma região, parte do teto de um restaurante cedeu devido à força da chuva. A Universidade Presbiteriana Mackenzie, no bairro de Higienópolis, suspendeu suas atividades na noite de quarta-feira e na manhã seguinte devido à queda de galhos em um de seus prédios.

O Colégio Mackenzie também interrompeu as aulas temporariamente. A região da Sé foi uma das mais prejudicadas, registrando a queda de 106 árvores, o que corresponde a 32% do total contabilizado pela prefeitura.

O maior número de ocorrências, no entanto, foi registrado na Subprefeitura do Butantã, onde 110 árvores caíram. Em Pinheiros, foram contabilizadas 95 quedas, enquanto a Lapa teve 19 registros.

ANÚNCIOS

VÍDEO Nº 3

Entre as perdas causadas pelo temporal está uma árvore histórica da cidade. O chichá de aproximadamente 200 anos e 30 metros de altura, localizado no Largo do Arouche, não resistiu aos ventos fortes e tombou.

A espécie, nativa da Mata Atlântica e utilizada em projetos de reflorestamento, fazia parte da paisagem da região central. Os efeitos da tempestade também incluíram relatos de chuva de granizo em bairros da Zona Oeste e do Centro.

O cenário deixado pelas chuvas foi de destruição, com árvores caídas sobre veículos, calçadas e praças. Equipes da prefeitura seguem trabalhando para remover os escombros e normalizar a situação na cidade.

Foto do autor
Fabiana Batista Stos
Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.

Publicado em:

Veja também