Com todas essas mudanças feitas por causa da epidemia do coronavírus, algumas coisas passaram a ser totalmente online, para que ninguém precise sair de casa e permaneçam em quarentena.
O governo estabeleceu que todos os comércios e algumas empresas fossem fechadas, para assim, evitar aglomerações e pessoas fora de casa, para impedir a disseminação do Covid-19.
As unidades do SINE/IDT também não atenderão no Ceará, devido à real situação do estado no momento, em relação à nova doença.
Porém, para que não hajam prejuízos para os trabalhadores que precisarão ficar em casa, depois de ser decretada a situação de emergência, eles poderão acessar online essas unidades para a solicitação de seu seguro-desemprego, uma vez que o serviço já se encontra totalmente online no momento.
Esse benefício que os trabalhadores possuem poderão ser solicitados em um prazo, sendo do 7° ao 120 dia após sua demissão.
O seguro-desemprego pode ser solicitado pela pessoa por duas formas, sendo a primeira delas um aplicativo em seu celular, e a outra forma de acesso é pelo seu computador, que é mais simples, basta acessar o site.
O IDT (Instituto de Desenvolvimento do Trabalho) ressalta que é muito importante, no momento de sua solicitação, que você tenha em mãos seus documentos essenciais, como RG, CPF, CTPS e o requerimento do seguro-desemprego, e se por ventura você não possua esse documento, você deve solicitar ao seu ex-empregador.
A sua primeira parcela será liberada logo após um prazo de 30 dias depois que for feito o cadastro. Esse valor será destinado ao trabalhador que não possuir um renda com um valor superior ou até igual a um salário mínimo, caso contrário, não haverá o direito do mesmo.
Via: ceara.gov.br