Universidade cria sorvete que ameniza os efeitos colaterais da Quimioterapia

A Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC cria sorvete que é capaz de amenizar os efeitos colaterais no tratamento com quimioterapia em combate ao câncer

Nesses tempos estranhos que atualmente vivemos, notícias boas são objeto de luxo! Algo como o que você vai ler aqui abaixo é o que ainda nos faz ter esperança na humanidade.

Quando éramos crianças, por exemplo, para muitos de nós o sorvete era algo divertido, tudo como prêmio em muitos momentos, quando a mãe dizia: “se você comer tudo, vai ganhar sorvete depois”.

PUBLICIDADE

Mas, o que antes era divertido e prazeroso, hoje se torna algo que ajuda no processo de tratamento do câncer.

A palavra câncer assusta, muita gente tem medo, outras pessoas fazem loucuras para terem uma vida que os leve para longe da tão temida, e muitas vezes incurável, doença.

PUBLICIDADE

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina porém, inovaram muito mais!

Eles desenvolveram um sorvete cuja função é amenizar os efeitos colaterais em pacientes que estão em fase de quimioterapia no tratamento contra o câncer.


A ideia inicial dos pesquisadores que desenvolveram o produto é de que ele aja especificamente amenizando alguns efeitos colaterais pontuais.

Como por exemplo as náuseas, feridas na boca e perda de apetite que são muito comuns no processo de tratamento.

O sorvete também foi pensado porque tais efeitos, além de incômodos, também dificultam ainda mais o processo de alimentação dos pacientes, que precisam se manter nutridos para que seu corpo aguente o processo.

O alimento foi desenvolvido na Universidade e testado por um ano no hospital Universitário, onde teve resultados muito positivos.

O sorvete vem nos sabores chocolate, morango e limão, e funciona como um complemento alimentar para os pacientes.
A receita do sorvete traz, frutas e outros ingredientes singulares, como azeite de oliva, gordura de alto valor nutricional, e proteína.

No processo de tratamento dos pacientes, o sabor facilita a ingestão com as náuseas, o gelado ameniza as feridas bucais.

Os ingredientes oferecem justamente os nutrientes que os pacientes tanto precisam, fazendo com que o sorvete funcione de fato como um suplemento alimentar, ajudando-os a conseguirem manter um equilíbrio nutricional.

Para além do efeito medicinal que a novidade traz, há um complemento emocional importante!

Tudo fica melhor com um sorvete delicioso, o que, de certa forma, torna a luta contra o câncer uma batalha menos dolorosa.

 

Escrito por Pedro Machado

Apaixonado por marketing digital, colunista em diversos sites e páginas do facebook. Trabalhando como redator autônomo há mais de 5 anos. Contato: [email protected]