Urgente: Danilo Gentili é condenado a 6 meses de Detenção por injúria contra deputada Maria do Rosário

O humorista poderá recorrer da decisão em liberdade.

O Humorista Danilo Gentili foi condenado a 6 meses e 28 dias de detenção em regime semiaberto pela 5ª vara federal criminal de São Paulo.

Danilo foi condenado por crime de injúria contra a deputada Federal Maria do Rosário do PT. A sentença saiu nesta quarta-feira e foi confirmada pela juíza Maria Isabel do Prado.

PUBLICIDADE

O apresentador e humorista poderá recorrer à sentença em liberdade. Danilo Gentili teria publicado um vídeo no dia 22 de março de 2016 onde aconteceu a injúria contra a deputada. De acordo com a decisão da juíza:

“O humorista injuriou a deputada ofendendo lhe a dignidade ou o decoro, atribuindo alcunha ofensiva, bem como expor, em tom de deboche a imagem dos Servidores Públicos Federais e a Câmara dos Deputados”.

PUBLICIDADE

Na decisão a juíza ainda ressalta o direito à liberdade de expressão, mas quando ultrapassa as barreiras da linha ética, “no estado de direito à tutela penal como legítimo instrumento de contenção contra o uso abusivo da liberdade de expressão”.

A defesa de Danilo Gentili disse que o humorista não teve a intenção de atacar a deputada Maria do Rosário, mas a juíza não aceitou a alegação dizendo:
“Se a intenção do acusado não fosse a de ofender, achincalhar, humilhar, ao ser notificado pela câmara dos deputados, a qual pediu apenas que retirasse ofensa da sua conta no Twitter, o acusado poderia simplesmente ter discordado ou ter buscado a orientação jurídica de advogados para acionar pelo que entendesse seu direito” afirmou a juíza Maria Isabel do Prado.

O Humorista Danilo Gentili poderá ocorrer da decisão ao Tribunal Regional Federal da Terceira Região em liberdade.

Em julho de 2018, Gentili foi condenado a indenizar a deputada por danos morais. Na época, foi estipulada indenização de R$ 50 mil à parlamentar. Em primeira instância, a Justiça havia estipulado R$ 15 mil.

Mesmo diante da seriedade do da situação da Ilha ainda fez graça da decisão: “quem vai me levar cigarro”? brincou o humorista.

Veja o post da deputada na época: “Sofri outro ataque daquele que se diz comediante. Comprova viés machista e autoritário. Criminoso vai responder à Justiça. E assim será. Sou mulher firme e de cabeça erguida. O cara usou a palavra Deputada destacando Puta? Não sou. Mas conheço muitas que podem lhe ensinar ética e respeito”.

 

Escrito por Pedro Machado

Apaixonado por marketing digital, colunista em diversos sites e páginas do facebook. Trabalhando como redator autônomo há mais de 5 anos. Contato: pm[email protected]