Vacina chinesa contra Covid-19 começa a ser aplicada em profissionais da saúde a partir desta terça, diz governo

A vacina produzida por um laboratório chinês chegou ao Brasil no dia 20 e começará a ser aplicada em profissionais da saúde voluntários, como uma primeira fase de teste.

Após a próxima terça-feira (21), deverá começar a aplicação da vacina produzida pela China em 890 voluntários de São Paulo. As aplicações são parte da parceira com o Instituto Butantã e serão realizadas no Hospital das Clínicas.

Anteriormente, o governo estadual havia relatado que os testes teriam início no dia 20 de julho. Em diversas partes do Brasil, a primeira fase de testes da vacina irá somar aplicações em cerca de 9 mil profissionais da saúde voluntários.

PUBLICIDADE

Segundo Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, os voluntários serão avaliados em consultas a cada duas semanas. O esperado é que a fase três dos testes da vacina seja concluída em até três meses.

Em caso de sucesso nos testes, a vacina começará a ser produzida já no começo de 2021, no próprio Instituto Butantan, segundo o governador João Dória (PSDB). Dória também disse que a vacina será destinada para todo o país através do SUS e que o Butantan terá toda a tecnologia necessária.

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (20), 20.000 doses da vacina chinesa chegaram ao Brasil, pelo Aeroporto Internacional de São Paulo. Todas as 20 mil doses permanecem no aeroporto, esperando a liberação da alfândega. Elas foram produzidas pelo laboratório chinês Sinovac Biotech.

A expectativa é de que o estudo chegue ao final ainda neste ano, para a que a vacina possa ser distribuída já no início de 2021. De acordo com Dimas Covas, o acordo com a Sinovac garante 120 milhões de doses da vacina, o que daria para vacina 60 milhões de brasileiros.

Segundo o governo do estado de São Paulo, o Instituto Butantan está sendo adaptado para conseguir produzir cerca de 100 milhões de doses da vacina, caso ela seja eficaz.

 

Escrito por Redator News Hero

Sou especialista em notícias da TV, fofocas de famosos e acontecimentos em geral. Também escrevo sobre acontecimentos no meio político.