O caso ocorreu no estado do espirito Santo, todas as vacinas, inclusive da covid-19 foram todos perdidos devido a falta de energia, pois elas precisavam de uma temperatura controlada para manter a sua fórmula.
O responsável por desligar a energia elétrica e destruir todos as vacinas é um menino de 9 anos de idade. O menino desligou o relógio da central de vacinação “Rio Bananal”, que fica no Leste do ES. Não apenas a vacina contra a Covid foi perdida, mas várias outras vacinas usadas para tratar outras doença.
Durante a investigação policial, suspeitou-se que alguns vândalos desligaram deliberadamente o relógio, mas após analisar as câmeras de segurança, viram uma criança próximo do relógio antes de acabar a energia.
Concluiu-se que a criança seria a responsável pela perda de centenas de doses do Covid, pois não agia de forma maliciosa, mas quando estivesse brincando perto do relógio, a criança veria uma luz vermelha dentro do aparelho, com sua idade curiosa, ele teria aberto o relógio e desligou o disjuntor.
Algumas das pessoas que trabalham neste local pedem à autoridade competente, ou mesmo a uma pessoa, que desligue o relógio, pois instituições importantes como esta não possuem geradores. Na verdade, mesmo sem a intervenção direta do menino, a luz indicadora pode falhar devido a uma falha de rede.
Da mesma forma, a queda de energia e todo desperdício da vacina. Devido a essas perdas de materiais clínicos, a lesão causada pelo menino ainda não foi avaliada, pois a cidade e região seriam vacinadas contra a doença.
Após o incidente, nem o menino e nem seus responsáveis foram alvos de represarias ou responsabilizados diretamente pelo ato feito por ele durante uma brincadeira.
Via: metropoles.com