A realização do saque do PIS/Pasep, igualmente outros benefícios, sofreu algumas mudanças em suas regras para o próximo ano, apresentando reajustes para o ano de 2022.
A primeira coisa é, considera-se o valor do salário mínimo para o próximo ano, que de acordo com alguns anúncios feitos por parte do governo, podem chegar a R$ 1.200.
O cálculo do novo salário mínimo será feito pela revisão no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O valor ainda não foi revelado por parte do governo federal. Em decorrência disso, o abono salarial também deve ser definido.
Com base nessas mudanças, está previsto que o benefício se torne disponível a partir do mês de fevereiro de 2022. A realização do pagamento, está prevista para acontecer até dezembro, para todos os trabalhadores que se incluam nos requisitos do benefício.
Assim, analisando todas as mudanças no abono salarial do PIS/Pasep, é concluído que o benefício será pago no decorrer de um mesmo ano.
Lembrando que o valor varia de trabalhador para trabalhador. Assim, o cálculo é feito com base na quantidade de meses trabalhados no ano referente.
Conforme o tempo de trabalho, se forem 12 meses, o valor que vai ser pago no abono é em relação ao salário mínimo total. No caso de menos meses de trabalho, o pagamento é feito proporcionalmente.
Para conseguir direito ao saque do abono salarial do PIS/Pasep o trabalhador necessita de se inscrever no Programa de Integração Social (PIS), em um período mínimo de 5 anos.
Porém, ele precisa também de ter recebido dois salários mínimos pelo menos, no ano referente, além de ter trabalhado de carteira assinada por 30 dias no mínimo.
Via: capitalist.com.br