Milhares de fiéis e autoridades religiosas se reuniram em um dos mais solenes momentos da história recente do Vaticano. Na madrugada desta quarta-feira (23), teve início a procissão que conduziu o corpo do papa Francisco até a Basílica de São Pedro, evento marcado por rituais tradicionais e um profundo clima de devoção.
A cerimônia começou às 4h, no horário de Brasília, com uma oração liderada pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Católica, cargo responsável por algumas das principais funções administrativas durante a sede vacante.
O corpo do Papa Francisco chegou à Basílica de S. Pedro pelas 8h30 e pode agora ser velado pelos fiéis, até à próxima sexta-feira. A urna foi transportada por 14 “sediários” e escoltada pela Guarda Suíça. O funeral realiza-se no sábado de manhã, às 9h00 (hora de Lisboa). pic.twitter.com/Lgs3sEKwaW
— Renascença (@Renascenca) April 23, 2025
O cortejo percorreu áreas internas e externas do Vaticano, passando por locais simbólicos como a Praça Santa Marta e a Praça dos Protormártires Romanos, até alcançar a imponente Praça de São Pedro.
A entrada do corpo na basílica foi feita pela porta central, sob escolta de cardeais, prelados e da tradicional guarda suíça. No altar da confissão, um momento de oração e leituras bíblicas antecedeu a abertura para visitas públicas, ocasião em que cardeais presentes prestaram suas últimas homenagens.
É sempre uma cena comovente e forte a chegada do corpo do Papa na Basílica de São Pedro. pic.twitter.com/QMTw5pecXr
— RICARDO LEITE DA RÁDIO (@RICARDOLEITE01) April 23, 2025
Mais de 20 mil pessoas acompanharam os rituais, desde autoridades eclesiásticas até o público que ocupava a praça. A visitação ao corpo do pontífice seguirá por três dias, com horários específicos ao longo da quarta, quinta e sexta-feira, permitindo que os fiéis se despeçam com reverência.
A cerimônia fúnebre oficial acontecerá no sábado, também ao ar livre, em frente à Basílica de São Pedro. A missa será celebrada por Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, em um rito exclusivo para a morte de um papa.
INÍCIO DA #DESPEDIDA – O corpo do #papaFrancisco chegou à Basílica de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (23). Às 11h, 6h de Brasília, o velório será aberto ao público e ficará assim até a sexta (25). Nesta quarta, foi realizada uma procissão de cardeais, bispos e… pic.twitter.com/UVclcrcSpM
— O Tempo (@otempo) April 23, 2025
O funeral será encerrado com a tradicional oração de recomendação, momento em que o papa será entregue simbolicamente a Deus. Em seguida, o corpo será levado à Basílica de Santa Maria Maior, onde ocorrerá o sepultamento.
O evento reforça a magnitude espiritual do cargo papal e a importância dos ritos na transição de lideranças na Igreja Católica. Francisco ficou conhecido como o papa dos pobres e humildes.