Alagamentos são fenômenos naturais que acontece em todos os rios, na época do verão as chuvas prolongadas fazem com que os rios enchem e alaguem as terras em redor.
Isso é uma coisa excelente, mas devido à ação do homem que constrói as cidades sem infraestrutura, destrói a vegetação, polui os rios, isso acaba se tornando um desastre por quê, prédios, asfalto, ruas sujas cobrem toda a terra e torna o solo impermeabilizado e tudo isso contribui para o alagamento.
É isso que temos visto em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais onde a chuva forte tem castigado a cidade, segundo a Defesa Civil chove em várias regiões e tem provocado vários deslizamentos, nesta terça-feira dia (28) mais estragos na capital mineira no bairro São Bento.
Carros, motos, foram arrastados pela enchente, além do bairro São Bento outras regiões foram atingidas pela chuva, a Rua Vitória, o bairro Anchieta, no Hipercentro na Avenida Bias Fortes, o BH Shopping foram tomados também pela enchente.
#URGENTE
Volta a chover forte em BH. Na Rua Michel Jeha, no Bairro São Bento, carros e motos foram arrastados pela enxurrada. #ChuvaemBH #Chuva #SaoBento #alagamento pic.twitter.com/ZThm2afWYT— Estado de Minas (@em_com) January 28, 2020
Não há informações se houve mortes ou feridos, mas de acordo com a Defesa Civil a chuva intensa tem atingido o Leste, Oeste o centro sul, o Noroeste, várias são as regiões alagadas como a rua Mato Grosso, rua Alvarenga Peixoto e a Avenida Mário Werneck, no Buritis.
#urgente
No Bairro Buritis, a tempestade provocou alagamento na Avenida Mário Werneck. #chuva #chuvaemBH #estadodeminas #buritis pic.twitter.com/HIvwK4FzrP— Estado de Minas (@em_com) January 28, 2020
Próximos aos Córregos do Ferrugem, do Arrudas, o córrego do leitão, correm o risco de alagamentos. A Defesa Civil já está fazendo bloqueio na Avenida Tereza Cristina e também na Avenida Francisco Sá, devido a essa situação crítica eles pedem que os motoristas evitem passar por essas Avenidas até o anel rodoviário, segundo a Defesa Civil não há nenhum registro de feridos, mas muitos são os imóveis que correm o risco de desabar ou deslizar, e reforça dizendo que a cidade de Belo Horizonte está em risco geológico até o dia 31.
Via: em.com.br