Lucas Laypold é músico e tem 24 anos. Mora em Porto Alegre com seus avós. Seu avô tem a doença de Alzheimer. O músico comenta que seu avô adora músicas. Seu neto deu um apelido para o avô de Vô Cabelo.
A doença de Alzheimer é comum a partir de 65 anos de idade e se caracteriza pela dificuldade de recordar fatos, eventos, nomes e até de orientação, podendo também o humor ser alterado.
Lucas comenta que parentes próximos ou até mesmo distantes o avô alterna o esquecimento com a lembrança deles. O neto relata que até nomes de comidas que o avô gosta muito, ele está esquecendo.
Lucas vendo as condições do avô com a doença de alzheimer e sabendo que seu avô gosta muito de música, começou com seu violão a cantar alguns trechos sobre a doença e sobre o seu avô vinha passando. O músico resolveu fazer uma música sobre o avô e sua doença. A canção feita por Lucas fala da evolução da doença de Alzheimer do seu avô.
Na letra da música o artista relata o esquecimento progressivo que o avô vem sofrendo. Também é descrita na letra da música para o avô não esquecer ele mais. O artista reforça na letra da canção que ama o avô. Depois que Lucas terminou de elaborar toda a letra da música, começou a cantar a música para o seu avô, bem como as músicas que o avô gostava muito e já conhecia.
Depois de um tempo, em casa, o músico saindo do quarto percebeu que o avô estava cantando um trecho da música feita por ele e elaborado em homenagem a seu avô.
Foi uma alegria para Lucas. O músico ficou muito surpreso do avô lembrar uma parte da música, especialmente pelo avô ter Alzheimer. Na sequência Lucas convidou o avô para cantar mais vezes e naquele mesmo dia eles gravaram um vídeo para ter de lembrança.
Esse vídeo, viralizou em menos de 24 horas, teve mais de 2 milhões de visualizações, o próprio artista não imaginava toda essa repercussão. A ideia principal era compartilhar o que ele e o avô tinham passado juntos.