Vítimas do Césio-137 reclamam de dor após 33 anos do ocorrido dizendo: ‘Não vivemos, vegetamos’

Atualmente todos aqueles que sofreram na época da exposição do césio-137 ainda sofrem ate os dias de hoje com dores.

No ano de 1987 dia 13 de setembro, alguns catadores de sucata de Goiânia, acabaram encontrando um antigo aparelho que era utilizado para radioterapia, de uma clinica que era conhecido como (Instituto Goiano de Radioterapia) no qual havia sido desativada.

De forma bem curiosa a máquina que havia sido deixada, foi levada para um ferro velho no qual os mesmo não faziam ideia que poderiam desencadear a maior tragédia radioativa no Brasil, que inclusive havia sido classificada em um nível de escala 5, no qual vai de 0 a 7.

PUBLICIDADE

Até os dias de hoje Goiânia ainda é lembrada e marcada por esse desastre terrível. No ano de 1988 foi criada uma fundação no qual havia sido chamada Leide das Neves para que pudessem fazer atendimento às vitimas que tinham apresentado contaminação pelo Césio-137.

PUBLICIDADE

Atualmente ainda existe um serviço especifico como esse atendimento que e prestado pelo Cara. que e conhecido como o Centro Estadual de assistência aos radioacidentados Leide das Neves.

Em nenhum momento passou pela cabeça das pessoas que poderia acontecer algo dessa forma, mais do podem ser mostrados nos dados obtidos pelo CARA, as pessoas que sobreviveram a esse acontecimento é muito grande.

No qual fazem comparações até com a música “a gente era feliz e não sabia” disse mão de Leide, a senhora Lourdes das Neves que atualmente tem 68 anos que também era a esposa de ivo, e irmão de Devair, ela fala tudo isso em um tom muito simpático, mas ao tentar lembrar de tudo logo muda, pois lembra de sua família.

A mãe de Leide, que hoje também é avo e bisavó, ainda disse que não encontrou nada que tenha perdido após esse triste incidente, ela ainda fala que todo dia é uma grande luta, sempre tem tentado ser feliz mas nada voltou a ser como era antes.

Escrito por Toda Mídia Digital

Colunista de notícias dedicado a todo e qualquer tipo de nicho, entre elas estão tv, famosos, curiosidades, humor e demais coisas.