Você é a favor ou contra as eleições esse ano? Barroso fala em possível anistia de multa para quem não for votar este ano

O presidente do TSE se manifestou contra a proposta de tornar o voto facultativo para idosos maiores de 60 anos e grupos de risco.

Luis Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE), mencionou a possibilidade de aplicar multas àqueles que não votaram nas eleições para vereadores e prefeitos. A pandemia de covid-19 levantou preocupações sobre a multidão de eleitores. Barroso compareceu à audiência realizada no Senado nesta segunda-feira (22/6).

Uma pandemia pode aumentar a taxa de abstenção de pesquisas de opinião. Eleitores com mais de 18 anos devem votar, enquanto eleitores com idades superiores a 70 anos podem escolher por votar ou não. Na ausência de ausências não justificadas, a penalidade para os eleitores ausentes é de 3,51 BRL por rodada. No entanto, o valor não é fixo e pode ser alterado pelo juiz da eleição de acordo com as circunstâncias de cada eleitor.

Barroso se opôs à orientação de que idosos com mais de 60 anos e indivíduos de risco possam optar por votar. Atualmente, se agora você tem mais de 70 anos, pode optar por votar. Para os ministros, votar é uma “obrigação cívica”, além dos direitos do povo. “Estamos muito preocupados que essa escolha possa levar à legalização da classe política e daqueles que são eleitos com uma taxa extremamente alta de abstenção”.

Escrito por Wellington Pereira Da Silva

Sou Estudante e redator amo escrever as melhores notícias ,curiosidades, historias ,dicas e entretenimento você encontra por aqui.