Após cerca de um mês da entrada do vírus HIV em um determinado organismo, entre 40% e 90% das pessoas que contraem o vírus chegam a manifestar alguns sintomas.
Esses sintomas, por sua vez, podem passar batidos por serem semelhantes ao de uma gripe, chamada por profissionais da saúde de Síndrome Retroviral Agua (SRA).
Entretanto, é necessário prestar bastante atenção.
Por vezes, os sintomas do HIV não aparecem durante os primeiros anos em que se contrai a doença e o seu surgimento pode demorar, chegando a levar décadas em alguns casos.
De acordo com um especialista, após o contágio pelo vírus HIV, cada organismo se comporta de uma maneira, de modo que nenhuma reação é exatamente igual.
Entretanto, existem alguns sintomas mais frequentes que devem ser observados.
Atualmente, uma em cada cinco pessoas no Brasil podem vir a viver durante longos períodos sem saber que são portadoras do vírus HIV.
Isso corre devido a falta de proteção durante o ato sexual e a pouca preocupação em realizar testes periódicos, que são gratuitos em muitos postos de saúde.
Conheça os sintomas
Um dos primeiros e principais sintomas que as pessoas devem dar muita atenção e observar é a febre, que pode chegar a atingir aproximadamente 38 graus.
Em decorrência da febre, outros sintomas acabam por acontecer. Entre esses, destacam-se as dores de cabeça, a fadiga, o inchaço dos gânglios linfáticos e as dores de garganta.
Isso ocorre devido a multiplicação do vírus e do seu movimento para a corrente sanguínea, ocasionando reações inflamatórias por parte do sistema imunológico.
Além dos sintomas mencionados, também é válido abordar que, muitas vezes, é comum se confundir o HIV com a sífilis e a hepatite.
Isso corre devido aos sintomas comuns entre essas doenças, que incluem dores nas articulações, músculos e gânglios linfáticos sendo esse último pertencente ao sistema imunológico e com tendência a inchar quando infeccionados.
E você, o que pensa a respoeito de tudo isso? Lembre-se de deixar o seu comentário.
Ele é de grande importância para a nossa equipe e sempre ajuda no diálogo de temas com relevância para o nosso público.