Você sabe como um coração reage diante da solidão?

Tom Jobim já dizia "é impossível ser feliz sozinho...". Impossível talvez não seja, mas investir em boas relações sociais pode fazer diferença na saúde do coração. ...

Algumas pesquisas apontam que viver sozinho sem uma relação afetiva, sem contatos com parentes aumenta as chances de morte, inclusive problemas cardíacos.

Agora que está chegando o dia dos namorados, muitos por não ter namorada ou namorado se sente solitário, também em tempos de quarentena devido ao isolamento o distanciamento social, as pessoas sentem solidão.

PUBLICIDADE

Mas está sozinho não significa que não tem uma namorada ou muitos amigos, quer dizer que está acompanhado, temos que entender o que é solidão, é sentimento de abandono, efetivamente isolado, se sente sozinho no mundo, isso não tem nada a ver com ter namorado ou distanciamento social, na quarentena é possível se sentir sozinho, mas não solidão.

Isso tem acontecido com muitas pessoas em toda parte do mundo algumas pessoas cercadas de amigos e de parentes, sentem solidão, ouvem música alegre mas estão tristes, muitos estão isolados socialmente se sentindo só, tem outros que tem muitas pessoas em sua volta e sentem solidão.

PUBLICIDADE

A solidão é um sentimento simples e tem uma mistura de sensações, na solidão possui medo, tristeza, angústia, é justamente essas coisas combinadas que geram estresse emocional e ataca a saúde do coração.

Com esse sentimento prolongado, pode causar doenças cardiovasculares, como diabetes, colesterol alto, obesidade, hipertensão, sedentarismo, tabagismo, todo tipo de doenças hereditárias.

Estudos apontam que a solidão traz sentimentos negativos constantes e a pessoa passa a sentir magoa, então ela libera hormônios no corpo que estimula a vasoconstrição e isso gera um aumento na pressão arterial e eleva os batimentos cardíacos.

Nos sintomas podem surgir alteração do sono, tensão muscular, ansiedade, inquietação, aumento de apetite, diminui o apetite e muitas outras coisas podem fazer parte dessa simples doença chamada de solidão.

Para aprender a lidar com isso, os psicólogos dizem que a melhor forma, é uma palavra costumeira e única capaz de lidar com essa situação, o amor, não espere receber, faça por alguém e isso irá acabar com a solidão, envie um recado, telefone, comprimente uma pessoa na rua, ajude uma pessoa necessitada, este é o remédio.

 

Via: uol.com.br

Escrito por Marcos Antonio Martins

Marcos Martins, é mineiro da gema, nasceu no dia 30 de abril 1975, tem dois filhos lindos que não sabe se parece com ele ou com sua esposa, é cheio de defeitos, mas as qualidades são perceptíveis.