Algumas pesquisas apontam que viver sozinho sem uma relação afetiva, sem contatos com parentes aumenta as chances de morte, inclusive problemas cardíacos.
Agora que está chegando o dia dos namorados, muitos por não ter namorada ou namorado se sente solitário, também em tempos de quarentena devido ao isolamento o distanciamento social, as pessoas sentem solidão.
Mas está sozinho não significa que não tem uma namorada ou muitos amigos, quer dizer que está acompanhado, temos que entender o que é solidão, é sentimento de abandono, efetivamente isolado, se sente sozinho no mundo, isso não tem nada a ver com ter namorado ou distanciamento social, na quarentena é possível se sentir sozinho, mas não solidão.
Isso tem acontecido com muitas pessoas em toda parte do mundo algumas pessoas cercadas de amigos e de parentes, sentem solidão, ouvem música alegre mas estão tristes, muitos estão isolados socialmente se sentindo só, tem outros que tem muitas pessoas em sua volta e sentem solidão.
A solidão é um sentimento simples e tem uma mistura de sensações, na solidão possui medo, tristeza, angústia, é justamente essas coisas combinadas que geram estresse emocional e ataca a saúde do coração.
Com esse sentimento prolongado, pode causar doenças cardiovasculares, como diabetes, colesterol alto, obesidade, hipertensão, sedentarismo, tabagismo, todo tipo de doenças hereditárias.
Estudos apontam que a solidão traz sentimentos negativos constantes e a pessoa passa a sentir magoa, então ela libera hormônios no corpo que estimula a vasoconstrição e isso gera um aumento na pressão arterial e eleva os batimentos cardíacos.
Nos sintomas podem surgir alteração do sono, tensão muscular, ansiedade, inquietação, aumento de apetite, diminui o apetite e muitas outras coisas podem fazer parte dessa simples doença chamada de solidão.
Para aprender a lidar com isso, os psicólogos dizem que a melhor forma, é uma palavra costumeira e única capaz de lidar com essa situação, o amor, não espere receber, faça por alguém e isso irá acabar com a solidão, envie um recado, telefone, comprimente uma pessoa na rua, ajude uma pessoa necessitada, este é o remédio.
Via: uol.com.br