Julgamento de Bolsonaro pelo STF ocorre hoje; quais são os próximos passos e como será às três sessões

O importante julgamento de Bolsonaro e seus aliados irá ocorrer hoje. Mais detalhes dos próximos passos e como irá ocorrer as três sessões.

ANÚNCIOS

Nesta terça-feira, dia 25 de março, ocorrerá o julgamento por parte do STF (Supremo Tribunal Federal) contra Bolsonaro, que irá começar a analisar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República.

Bolsonaro e outros aliados são acusados de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. Agora, a Primeira Turma do STF, irá decidir se aceita ou não a denúncia. Se aprovado, os acusados se tornarão réus e o processo seguirá para julgamento.

Serão realizadas três sessões para a tomada da decisão, sendo que a primeira irá acontecer das 9h30 às 12h, enquanto a segunda irá ocorrer durante o período da tarde, e por fim, a terceira sessão será amanhã, dia 26 de março, durante o período da manhã.

ANÚNCIOS

Como irá ocorrer o julgamento?

O ministro Cristiano Zanin, presidente da turma, irá abrir a sessão. Em seguida, Alexandre de Moraes, o relator do caso, irá ler o seu relatório. Após isso, Paulo Gonet, procurador-geral da República, irá fazer uma defesa da denúncia.

As defesas dos oito denunciados terão quinze minutos cada para se manifestar, na ordem que será definida pelo ministro. Após os debates, Moraes será o primeiro a votar, sendo seguido pelos demais ministros.

Caso a denúncia seja aceitada, os acusão terão que responder formalmente ao processo, e por fim, o STF irá decidir se absolve ou condena cada um, determinando quais serão as penas.

ANÚNCIOS

Quais São as Acusações?

As acusações são várias, como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado , dano qualificado com violência e grave ameaça ao patrimônio público.

O julgamento é considerado um dos mais importantes da história política atual do Brasil e pode ter grandes repercussões em todo o país e internacionalmente. Agora, o STF irá decidir se o processo criminal irá avançar ou será arquivado.

Foto do autor
Juliana Gomes
Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.

Publicado em:

Veja também